A Primeira Missa no Brasil

Primeira Missa no Brasil

A Primeira Missa no Brasil – Candido Portinari, 1948.

A primeira Santa Missa no Brasil foi celebrada dia 26 de abril de 1500, no Domingo da Oitava de Páscoa, numa ilhota chamada Coroa Vermelha, que hoje não existe mais. A missa foi celebrada pelo Frei Henrique de Coimbra de forma cantada, sobre um altar montado debaixo de um dossel, assistida por cerca de 1000 homens da esquadra de Pedro Álvarez Cabral. Na praia do continente, cerca de 200 indígenas acompanhavam de longe a cerimônia.

Disse Pero Vaz de Caminha, na Carta a El-Rei, em 1º de maio de 1500:

Ao domingo de Pascoela pela manhã, determinou o Capitão ir ouvir missa e sermão naquele ilhéu. E mandou a todos os capitães que se arranjassem nos batéis e fossem com ele. E assim foi feito. Mandou armar um pavilhão naquele ilhéu, e dentro levantar um altar mui bem arranjado. E ali com todos nós outros fez dizer missa, a qual disse o padre frei Henrique, em voz entoada, e oficiada com aquela mesma voz pelos outros padres e sacerdotes que todos assistiram, a qual missa, segundo meu parecer, foi ouvida por todos com muito prazer e devoção.
Ali estava com o Capitão a bandeira de Cristo, com que saíra de Belém, a qual esteve sempre bem alta, da parte do Evangelho.
Acabada a missa, desvestiu-se o padre e subiu a uma cadeira alta; e nós todos lançados por essa areia. E pregou uma solene e proveitosa pregação, da história evangélica; e no fim tratou da nossa vida, e do achamento desta terra, referindo-se à Cruz, sob cuja obediência viemos, que veio muito a propósito, e fez muita devoção.
Enquanto assistimos à missa e ao sermão, estaria na praia outra tanta gente, pouco mais ou menos, como a de ontem, com seus arcos e setas, e andava folgando. E olhando-nos, sentaram.
(…) Acabada a pregação encaminhou-se o Capitão, com todos nós, para os batéis, com nossa bandeira alta.

Primeira Missa no Brasil

Vila de Coroa Vermelha, município de Santa Cruz Cabrália. Placa colocada no platô onde ficava plantada a cruz de madeira de pau-brasil, simbolizando a realização da primeira missa rezada no Brasil. A sua frente fica o Ilhéu de Coroa Vermelha (Foto de 21/04/1999, por José Geraldo Pimentel).

Assim foi o início da história do nosso país, marcado pelo Sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo, que consagrou para sempre com Seu Sangue Preciosíssimo, esta terra que um dia se tornaria a maior nação católica do mundo. Por isso o povo brasileiro é cheio de esperanças, pois temos a certeza da vitória pela cruz, assim como recebemos o nome de Terra de Santa Cruz, através dela o inimigo será banido definitivamente.

“Nós, porém, segundo sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça” (2 Pedro 3,13).  

Fonte: Salvem a LiturgiaCanção Nova.