Basílicas Patriarcais de Roma: Santa Maria Maior

Basílica de Santa Maria Maior

A mais antiga igreja do Ocidente dedicada à Santíssima Virgem que se tem notícia, é a Basílica de Santa Maria Maior. É considerada Maior por ser a mais importante das igrejas de Roma dedicadas à Rainha dos céus.

A Basílica, que se eleva no monte Esquilino, em Roma, conhecida ainda por outros nomes, tais como Basílica de Santa Maria das Neves, Basílica Liberiana, e Basílica de Santa Maria do Presépio, foi construída no pontificado de Libério (352-366). O nome “Basílica Liberiana” deve-se à memória daquele Papa. Também, pela designação de Basílica de Santa Maria das Neves, a obra é conhecida, em razão da manifestação sobrenatural ocorrida, por sinal da Virgem Maria, que indicou aquele local para que ali se edificasse uma igreja em sua honra, fazendo com que nevasse ali em pleno verão de Roma . A Basílica é chamada também de Santa Maria do Presépio, por nela se conservarem trechos da gruta onde o Salvador nasceu.

Construída sobre o templo pagão de Cybele, é a única basílica romana que conservou o núcleo da sua estrutura original intacto, apesar de vários projetos de construção adicionais e danos sofridos com o terremoto de 1348. No século V, o Papa Sisto III (432-440) restaurou-a e dedicou-a a Nossa Senhora, cuja maternidade o Concílio de Éfeso (432) tinha há pouco proclamado.

Os mosaicos do arco são um cântico de glória à maternidade ilibada da Virgem, ou seja, não tocada, pura e sem manchas, e as duas cidades de Jerusalém e Belém, que neles se vêem representadas, recordam o Natal do Senhor na cidade de Davi, e o da Igreja no Cenáculo. Estes mosaicos foram restaurados em 1931-1934.

A Basílica de Santa Maria Maior é uma das mais belas e adornadas de toda a cidade. Abrigando, entre outras coisas, um relicário com um pedaço da manjedoura do menino Jesus, esta exuberante Basílica é representada pela mais pura perfeição artística e se torna um dos mais convidativos locais para recolhimento e oração.

Conheça a beleza por dentro da Basílica de Santa Maria Maior: