Novena dos Namorados

Novena dos Namorados

 

1º DIA – PACIÊNCIA

“O Amor é paciente” (1 Cor 13, 4a)

Reflexão

Tobias e Sara é um casal que realmente quer uma felicidade autêntica e duradoura e acredita que o Amor não tem pressa, é calmo.
Quando Deus chama para algo muito maior do que possa imaginar e desejar o egoísmo, a alma pode sentir sua fragilidade, medo do desconhecido, aversão à renúncia. Assim se faz necessário, antes de tudo, dilatar os horizontes e o coração, para superar tudo e levantar o voo de uma vocação santa, como é o matrimônio.
Certos de que não é uma batalha na qual se luta só, ambos homem e mulher, com a ajuda de Deus e da Vigem Maria, Senhora da Paciência, reconhecem que necessitam da graça, que aos poucos vai dissipando o egoísmo, o desejo desenfreado do prazer, a pressa ansiosa e afobada, a fim de produzir um relacionamento maduro.
Para tão grandiosa obra, se requer paciência para entender os propósitos de Deus e para superar as naturais inclinações e, sobretudo, para desejar um Amor grande, capaz de assegurar a felicidade ao longo de toda uma vida.

“A paciência tudo alcança” (Santa Teresa D’Avila, Caminho de Perfeição).

Homem

Deus, Meu Senhor, ajuda-me a entender que não estou abandonado a mercê de minha própria sorte e que acima de tudo, Tu me amas e tens para mim um destino sobrenatural, uma vocação santa e feliz.
Dá-me Paciência, que é um fruto do Espírito Santo, para que eu aprenda a esperar a realização silenciosa e misteriosa da sua graça, e possa amadurecer e ser capaz de ser fiel à sua vontade.
Minha Mãe, Senhora da Caridade, ajuda-me a cuidar da tua filha amando-a e respeitando-a todos os dias da minha vida.

Mulher

Deus, Meu Senhor, ajuda-me a entender que nunca estou sozinha, e que tenho uma Mãezinha Amorosa e Paciente que me fortalece e me ensina a imitá-La. Da-me a Paciência, que é fruto do Espírito Santo, para que aprenda a esperar a realização silenciosa e misteriosa da sua graça, afim de que possa amadurecer e ser capaz de ser fiel à sua vontade.
Ajuda-me, Nossa Senhora da Caridade, a dilatar meu coração para vencer o medo, a ansiedade e a insegurança que me faz demasiadamente frágil às tentações.
Ajuda-me a cuidar do teu filho amando-o e respeitando-o todos os dias da minha vida.

Oração de todos os dias

Bendita seja tua pureza e eternamente o seja, pois em tão graciosa beleza, todo um Deus se recreia. A ti, celestial Princesa, Virgem, Sagrada, Maria, ofereço neste dia, alma, vida e coração. Não me deixes minha Mãe, morrer sem confissão.

3 Ave-Marias.


 

2º DIA – BONDADE

“O amor é prestativo” (cf. 1 Cor 13, 4a)

Reflexão

Para alcançar um relacionamento maduro é necessário um amor sereno e forte, capaz de trazer alegria, perdão.
Ao longo de uma vida, só se é capaz de viver ao lado de alguém bondoso, amável e alegre, pois a maior parte do tempo não se vive de carícias e sim de companheirismo. Daí que o namoro (e o noivado) é um período fundamentalmente de conhecimento e de avaliação.
Não é possível amar longe do Amor. Por isso convém alguns questionamentos: fico mais próximo de Deus quando estou com ele(a)? Depois que nos encontramos penso em Deus?
Será que meu namorado(a), noivo(a) é capaz de tratar-me com a delicadeza que necessito para suportar os fardos dessa vida com coragem e alegria, ou é irritado(a) e ciumento(a)? Será que me leva a crescer, a confiar em Deus e em mim mesmo(a) ou é o primeiro(a) a desconfiar ou a desanimar-me?
Meu relacionamento tem me levado a ser uma pessoa mais dócil e amável com meus familiares e amigos? Ele(a) é capaz de amar e conviver com aqueles que são importantes e essenciais na minha vida? Desde que comecei a me relacionar com ele(a), afastei-me de Deus e dos meus amigos?
Deus é bom, e quer a felicidade dos seus filhos, por isso, ao redor deles, sempre colocará pessoas bondosas e amáveis, pessoas que quando estão perto são capazes de suscitar os sentimentos mais nobres da alma, a descobrir talentos, que ajudam a vislumbrar um largo horizonte.

Homem

Meu Deus de bondade, ajuda-me a ser uma pessoa dócil e amável. Uma pessoa capaz de edificar os que estão ao meu redor, de elevar sentimentos e sobretudo, de aproximar as pessoas de Ti, especialmente a quem eu desejo estar ao lado todos os dias da minha vida.
Minha Mãe, Senhora da Caridade, receba todos os meus pensamentos vãos, desordenados e estranhos, e purifica-os antes de apresentá-los ao teu Filho, Jesus. Ajuda-me a ser compreensivo para perdoar as limitações e defeitos dos que estão ao meu lado, e principalmente, ajudá-los a crescer.

Mulher

Deus de Bondade, ajuda-me a ser uma pessoa bondosa, alegre e generosa, afasta para longe de mim todo ciúme inútil, toda irritação desproporcional e toda carência subjetiva. Dá-me o amar com que queres que eu Te ame.
Minha Mãe, Senhora da Caridade, receba todos os meus pensamentos vãos, desordenados e estranhos, e purifica-os antes de apresentá-los ao teu Filho, Jesus. Ajuda-me a ser compreensiva para perdoar as limitações e defeitos dos que estão ao meu lado, e principalmente a ajudá-los a crescer.

Oração de todos os dias

Bendita seja tua pureza e eternamente o seja, pois em tão graciosa beleza, todo um Deus se recreia. A ti, celestial Princesa, Virgem, Sagrada, Maria, ofereço neste dia, alma, vida e coração. Não me deixes minha Mãe, morrer sem confissão.

3 Ave-Marias.


 

>> Receba em sua casa um presente especial do Levanta-te! Saiba mais <<

 

3º DIA – GENEROSIDADE

“O amor não é invejoso” (cf. 1 Cor 13, 4b)

Reflexão

O Senhor conhece seus filhos antes mesmo de serem gerados no ventre materno (cf. Jr 1,5), por isso os dá uma vocação, e se essa vocação é o matrimônio, Ele pensa e também escolhe alguém para ajudá-lo, de modo muito especial, a ir para o céu, alguém amado na mesma medida. Portanto, alguém que também se deve ajudar a levar para o céu com toda a generosidade da alma.
O fruto de um relacionamento distante de Deus, é uma dependência prejudicial que gera apego, ciúme e até mesmo inveja, ao passo que o amor proveniente do Amor, produz generosidade, esforço contínuo em fazer crescer quem está ao lado. Aproximar de Deus em primeiro lugar e não apenas buscar a própria felicidade, mas fazer feliz.

Homem

Jesus Cristo, meu Senhor, ajuda-me a dilatar o meu coração, tornando-o tão grande que possa ser capaz de renúncia e sacrifício, a fim de que eu possa fazer feliz minha namorada (ou noiva), dissipando toda inveja e egoísmo.
Minha Mãe, Senhora da Caridade, ajuda-me a lembrar acima de tudo que não posso ir para o céu sozinho, e ensina-me a cuidar e proteger a tua filha, a quem me confiastes a tarefa de, com meu amor, aproximar de Ti.

Mulher

Jesus Cristo, Meu Senhor, ajuda-me a crescer na virtude da generosidade, a fim de ter um coração tão grande que dissipe para bem longe o ciúme e a insegurança, a fim de que eu possa, seguindo o teu exemplo, através do meu carinho e afeto, fazer crescer e amadurecer meu namorado (ou noivo).
Minha Mãe, Senhora da Caridade, ajuda-me a lembrar que não posso ir para o céu sozinha, e ensina-me a cuidar e proteger o teu filho, a quem me confiastes a tarefa de, com meu amor, aproximar de Ti.

Oração para todos os dias

Bendita seja tua pureza e eternamente o seja, pois em tão graciosa beleza, todo um Deus se recreia. A ti, celestial Princesa, Virgem, Sagrada, Maria, ofereço neste dia, alma, vida e coração. Não me deixes minha Mãe, morrer sem confissão.

3 Ave-Marias.


 

4º DIA – HUMILDADE

“O amor não se ostenta, não se incha de orgulho” (cf. 1 Cor 13, 4a).

Reflexão

A humildade é a virtude que aperfeiçoa todas as outras, e sem a qual nenhuma delas amadurece e cria raízes, por isso torna capaz de reconhecer os erros, a pedir ajuda, a pedir perdão e sobretudo, a perdoar.

“Não és humilde quando te humilhas, mas quando te humilham e o aceitas por Cristo.” (São Josemaria Escrivá, Caminho, 594).

Homem

Jesus Cristo, meu Redentor, que neste mundo soubestes ser humilde. Tu, sendo Deus, soubestes pedir o auxílio dos teus amigos, pedistes água à samaritana quando tivestes sede (cf. Jo 4, 7), aceitastes a ajuda do Cirineu quando a cruz te sobrecarregava (cf. Lc 23, 26), ajuda-me pedir auxílio, perdão e a reconhecer que sem Ti não consigo ser fiel a minha vocação.
Minha Mãe, Senhora da Caridade, ajuda-me a não ser arrogante e sim dócil. Tu que não cometestes nenhum pecado e soubestes conviver com todos os homens e mulheres pecadores, amando-os e aceitando-os como filhos, ajuda-me a amar e perdoar as limitações e defeitos dos que me cercam, e também a pedir perdão todas as vezes que for necessário, seja para Deus, no sacramento da confissão, seja para os meus irmãos, com humildade e verdade.

Mulher

Jesus Cristo, Meu Senhor, és manso e humilde de coração, por isso aceitastes a acolhida dos teus amigos neste mundo, como em Betânia (cf. Mt 21,17) e na casa de Zaqueu (cf. Lc 19, 5), tornai o meu coração semelhante ao Teu, para que também eu compreenda que necessito de ajuda e de correção, para amadurecer e crescer na virtude da humildade.
Minha Mãe, Senhora da Caridade, ajuda-me a não ser arrogante e sim dócil. Tu que não cometestes nenhum pecado e soubestes conviver com todos os homens e mulheres pecadores, amando-os e aceitando-os como filhos, ajuda-me a amar e perdoar as limitações e defeitos dos que me cercam e também a pedir perdão todas as vezes que for necessário, seja para Deus, no sacramento da confissão, seja para os meus irmãos, com humildade e verdade.

Oração de todos os dias

Bendita seja tua pureza e eternamente o seja, pois em tão graciosa beleza, todo um Deus se recreia. A ti, celestial Princesa, Virgem, Sagrada, Maria, ofereço neste dia, alma, vida e coração. Não me deixes minha Mãe, morrer sem confissão.

3 Ave-Marias.


 

5º DIA – DELICADEZA

“O Amor nada faz de inconveniente, não se irrita” (cf. 1 Cor 13,5)

Reflexão

O mundo de hoje está cheio de gente arrogante e grosseira. Essa é a conseqüência de um mundo sem Cristo. Pois o encontro pessoal com Jesus sempre leva a amar os outros, pois isso mandou “que nos amemos uns aos outros” (cf. 2 Jo 5). Quando se tem fé que Deus escolhe as pessoas que estão a volta, acredita-se que elas manifestam a delicadeza do próprio Deus, que nunca abandona e está sempre a tratar com bondade seus filhos amados.
Não é possível planejar estar ao lado a vida inteira de quem é grosseiro, escandaloso, pois no mundo já existe gente o suficiente dessa forma. Por isso deve-se crer, que Deus escolheu alguém dócil e delicado(a), alguém que ajude a suportar os dissabores da vida com espírito sempre jovem e animado.
A delicadeza, além de ser um sinal de saúde espiritual, é uma virtude indispensável para a convivência a dois, e mais ainda, para uma família feliz.

Homem

Meu Deus, ajuda-me a tratar com delicadeza e afeto a minha namorada, tornando os seus caminhos na Terra mais agradáveis e felizes. Ajuda-me a moderar o meu temperamento, a fim de que consiga expressar meus sentimentos com afabilidade, e afasta de mim toda grosseria, escândalo e intolerância.
Minha Mãezinha, Senhora da Caridade, “doce me amare sicut Christi amavit” – ensina-me a amar como Cristo amou. Com uma delicadeza sóbria e bela, ajuda-me a corrigir sem brigar e a amar sem me apegar.

Mulher

Meu Deus e Senhor, ajuda-me a moderar o meu temperamento, tornando-me discreta e delicada. Dá-me sabedoria para tratar o meu namorado como queres que eu o trate.
Minha Mãezinha, Senhora da Caridade, “doce me amare sicut Christi amavit” – ensina-me a amar como Cristo amou. Com uma delicadeza sóbria e bela, ajuda-me a corrigir sem brigar e a amar sem me apegar.

Oração de todos os dias

Bendita seja tua pureza e eternamente o seja, pois em tão graciosa beleza, todo um Deus se recreia. A ti, celestial Princesa, Virgem, Sagrada, Maria, ofereço neste dia, alma, vida e coração. Não me deixes minha Mãe, morrer sem confissão.

3 Ave-Marias.


 

6º DIA – CASTIDADE

“O Amor não é egoísta” (cf. 1 Cor 13, 5b)

Reflexão

O tempo amadurece o sentimento e a graça amadurece o amor. A castidade é a virtude que leva o coração aos mais altos cumes da generosidade, porque garante liberdade e, sobretudo, a visão de Deus, “Bem aventurados os puros porque verão a Deus” (cf. Mt 5).
A castidade dilata o coração e o torna capaz de não procurar apenas os próprios interesses e prazeres, e Deus a concede a quem pede com humildade. É por não viver esse dom, que tantos homens e mulheres não acreditam mais na felicidade matrimonial.
A castidade no namoro (ou noivado), amadurece a alma e a prepara para o sacramento do matrimônio, para a fidelidade e para a busca da felicidade do outro.

“É necessária uma cruzada de virilidade e de pureza, que enfrente e anule o trabalho selvagem daqueles que pensam que o homem é uma besta. – E essa cruzada é obra vossa.” (São Josemaria Escrivá, Caminho – 121).

Homem

Senhor, meu Deus, dá-me o dom da santa pureza, a fim de que eu seja capaz da entrega generosa e límpida. Ajuda-me a dissipar o rasto viscoso e sujo que deixaram os semeadores impuros do ódio, ajuda-me com a tua graça, a amadurecer para ser fiel ao matrimônio.
Minha Mãe, Virgem fiel, purifica o meu coração, para que possa ser casto e comprometido em aproximar a minha namorada (ou noiva) do teu Filho Jesus, seja através das minhas palavras, como também de todo o meu comportamento. Ajuda-me a todas as vezes que nos encontrarmos, ter presente que sempre estás conosco nos ajudando e amando.

Mulher

Meu Jesus, ajuda-me com tua graça, a dizer “não” todas as vezes que for necessário, para que um dia possa, diante do teu altar, dizer um grande SIM ao verdadeiro amor. Torna-me segura e madura, para testemunhar que o verdadeiro amor é puro e fiel.
Minha Mãe, Virgem fiel, purifica o meu coração, para que possa ser casta e comprometida em aproximar a meu namorado (ou noivo) do teu Filho Jesus, seja através das minhas palavras, como também de todo o meu comportamento. Ajuda-me a todas as vezes que nos encontrarmos, ter presente que sempre estás conosco nos ajudando e amando.

Oração de todos os dias

Bendita seja tua pureza e eternamente o seja, pois em tão graciosa beleza, todo um Deus se recreia. A ti, celestial Princesa, Virgem, Sagrada, Maria, ofereço neste dia, alma, vida e coração. Não me deixes minha Mãe, morrer sem confissão.

3 Ave-Marias.


 

7º DIA – PERDÃO

“O amor tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (cf. I Cor 13, 7)

Reflexão

O perdão, diferentemente de outras realidades, não é algo natural do homem e sim sobrenatural, logo não se pode perdoar sem ter presente que essa graça vem exclusivamente de Deus, o que não isenta de responsabilidade pessoal, pois para que Deus dê algo é necessário pedir e, sobretudo querer, desejar.
Quem não consegue perdoar, também não consegue sentir-se perdoado por Deus. Isso está inscrito na própria oração ensinada por Jesus “perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. É por isso que este mundo está cheio de gente ressentida, magoada e que, justamente por isso, não conseguem ser felizes, pois arrastam uma pedra que não são capazes de carregar.
A maturidade, que também poderia ser chamada de santidade, passa pela cura que vem através do perdão, só é verdadeiramente livre quem sabe pedir perdão a Deus, aos irmãos e também quem é capaz de perdoar.

“Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados.“ (Lc 6, 37).

Homem

Jesus Cristo, meu Redentor, que na Cruz soubestes perdoar e desculpar os que te condenaram e crucificaram, dá-me um coração humilde, capaz de reconhecer meus defeitos e de te pedir perdão na confissão e aos meus irmãos sempre que necessário.
Ajuda-me a ter uma vida mortificada, a fim de que seja transigente e compreensivo com os defeitos dos outros, em especial aos da minha namorada (ou noiva) e intransigente comigo mesmo.
Minha Mãe, Senhora do Amor Perfeito, Tu que não pudestes usufruir de nenhum de teus atributos de santidade, a não ser em favor daqueles que crucificaram teu Filho, ajuda-me a gastar a minha vida em amar e perdoar, perdoar e amar.

Mulher

Jesus Cristo, meu Senhor, que me ensinastes a chamar a Deus de Pai, dá-me um coração de filha, a fim de que possa sempre confiar na tua misericórdia e nunca te ocultar nada. Ajuda-me a ter vida sacramental, para que, através do influxo sobrenatural da tua graça em minha alma, eu seja madura e santa.
Minha Mãe, Senhora do amor perfeito, Tu que não pudestes usufruir de nenhum de teus atributos de santidade, a não ser em favor daqueles que crucificaram teu Filho, ajuda-me a gastar a minha vida em amar e perdoar, perdoar e amar.

Oração de todos os dias

Bendita seja tua pureza e eternamente o seja, pois em tão graciosa beleza, todo um Deus se recreia. A ti, celestial Princesa, Virgem, Sagrada, Maria, ofereço neste dia, alma, vida e coração. Não me deixes minha Mãe, morrer sem confissão.

3 Ave-Marias.


 

8º DIA – SINCERIDADE

“O amor não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade” (cf. 1 Cor 13, 6)

Reflexão

Sinceridade significa sem cera, transparência, idoneidade, lealdade. É uma virtude, na qual se apóia qualquer relacionamento humano, sem ela não se pode construir uma amizade e ainda mais, o amor conjugal.
O pai da mentira é o diabo e é sempre ele quem ajuda a mentir e depois ajuda ainda mais a revelar, é o acusador.
Ao longo de um relacionamento duradouro é necessário conhecer para poder amar. Por isso não se pode apaixonar por alguém que não existe e muito menos deixar transparecer uma máscara, que com o tempo sempre cairá e causará decepção.
O importante é ter presente que o único juízo que realmente vale, o de Deus, é ter alma límpida e transparente para um Deus que não olha apenas como espectador voraz esperando a queda, mas de um Deus Emanuel (Deus conosco), que olha e sobretudo ama e ajuda.

Homem

Deus Espírito Santo, és o paráclito (advogado), ajuda-me a apresentar-me sempre com sinceridade diante do Pai e também dos meus irmãos cá na Terra.
Ensina-me a não ter um conceito demasiado bom de mim mesmo, mas com a tua graça renovadora, ajuda-me a enxergar o que devo mudar. Quero sempre ter presente, que Deus me olha e me ama como sou, incondicionalmente.
Minha Mãe, Virgem Maria, ajuda-me a crescer na virtude da sinceridade, a amar sempre o que é verdadeiro, belo, uno e bom e com o teu amor de Mãe, dissipa toda vergonha oriunda do pecado, que me impede de ser verdadeiro e simples.

Mulher

Espírito Santo, Deus consolador, ajuda-me a enxergar a verdade sobre mim mesma e sobre os planos de Deus. Dá-me a consciência de filha, que me ajuda a chamar Deus de Abá (Papaizinho), e a ter sempre presente que meus defeitos e pecados precisam ser aceitos para depois serem perdoados.
Se me ajudas, posso chegar a ser santa e muito sincera com Deus e com meus irmãos.
Minha Mãe, Virgem Maria, ajuda-me a crescer na virtude da sinceridade, a amar sempre o que é verdadeiro, belo, uno e bom e com o teu amor de Mãe, dissipa toda vergonha, oriunda do pecado, que me impede de ser verdadeira e simples.

Oração de todos os dias

Bendita seja tua pureza e eternamente o seja, pois em tão graciosa beleza, todo um Deus se recreia. A ti, celestial Princesa, Virgem, Sagrada, Maria, ofereço neste dia, alma, vida e coração. Não me deixes minha Mãe, morrer sem confissão.

3 Ave-Marias.


 

9º DIA – CONFIANÇA

“O Amor jamais passará” (cf. 1 Cor 13, 8a)

Reflexão

A confiança é fruto da esperança e da certeza que Deus nunca perde batalhas, e que está empenhado em fazer seus filhos felizes e muito santos.
O encontro pessoal com Cristo, conduz à certeza de que nunca se está só, que não se luta abandonado, e que não se caminha para o vazio existencial e sim para um destino sobrenatural, uma vocação santa, generosa e feliz.
Jesus prometeu aos seus discípulos que nunca estariam sós “estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos” (cf. Mt 28, 20). Essa certeza os acompanhou durante toda a vida, por isso foram capazes de cumprir a missão, num primeiro momento espantosa, de evangelizar o mundo todo.
O fato é que a promessa de Jesus continua valendo, é até o fim dos tempos, por isso há motivos de sobra para confiar e ter esperança.

Homem

Meu Deus e meu Pai, sei que estás sempre comigo, por isso confio que nunca estarei abandonado a mercê da sorte e nem às ciladas do demônio. Por isso, ao finalizar esta novena, quero entregar meu passado à tua misericórdia, meu presente à tua graça e meu futuro à tua providência.
Minha Mãe, Senhora da Esperança e do Amor, ajuda-me a confiar cada vez mais e a conhecer minha vocação, e se ela for o matrimônio, ajuda-me a ser fiel e dócil para que possa corresponder com paciência, bondade, generosidade, humildade, delicadeza, castidade, perdão, sinceridade e confiança, a fim de chegar ao termo da vida na presença do teu Filho Jesus.

Mulher

Meu Deus e meu Pai, sei que tu me sondas, que estás comigo em cada instante da minha vida. Por isso, ao finalizar esta novena, quero entregar meu passado à tua misericórdia, meu presente à tua graça e meu futuro à tua providência.
Minha Mãe, Senhora da Esperança e do Amor, ajuda-me a confiar cada vez mais e a conhecer minha vocação, e se ela for o matrimônio, ajuda-me a ser fiel e dócil para que possa corresponder com paciência, bondade, generosidade, humildade, delicadeza, castidade, perdão, sinceridade e confiança, a fim de chegar ao termo da vida na presença do teu Filho, Jesus.

Oração de todos os dias

Bendita seja tua pureza e eternamente o seja, pois em tão graciosa beleza, todo um Deus se recreia. A ti, celestial Princesa, Virgem, Sagrada, Maria, ofereço neste dia, alma, vida e coração. Não me deixes minha Mãe, morrer sem confissão.

3 Ave-Marias.